Ervilha
Receitas

Como fazer Lentilha ou Ervilha

Olá!

Hoje vou compartilhar com vocês a maneira como cozinho ervilha ou lentilha. Ah… também vou assumir um “pecado” que tenho desde criança: não gosto de feijão! O brasileiro ama a combinação de arroz com feijão. Acho que não sou brasileira (Hahaha). O feijão tem muitos “primos” e eu os prefiro. Mas eu cozinho feijão viu, pois meu marido e meu filho comem (eu como de vez em nunca).

Olha aí algumas leguminosas existentes: Ervilha (AMO), Fava, Feijão Azuki, Feijão Branco, Feijão Catarino, Feijão Frade, Feijão Preto, Grão de Bico (AMO), Lentilha (AMO) e Soja (AMO).

Existem várias maneiras de se preparar a lentilha e a ervilha (seca, partida ou não – NADA DE ERVILHA CONGELADA OU ENLATADA). A primeira vez que comi lentilha foi na casa da minha sogra e amei! Aí quando casei pedi pra ela me ensinar. Mas nem lembro exatamente como ela me ensinou. Com base no que aprendi, cozinho do meu jeito agora. Eu preparo de um jeito simples e fácil e fica bom. Às vezes quanto mais simples o preparo, melhor! 😀

 

COZINHANDO LENTILHA OU ERVILHA

Ingredientes: 

1 xíc de lentilha ou ervilha

2 dentes de alho amassadinhos

1 cebola picadinha

1/2 tomate picadinho (opcional)

1/2 pimentão picadinho

1 folha de louro

1/2 colher de chá de cominho

1/2 colher de chá de colorau

um pouco de coentro

azeite (um fio)

sal a gosto

Modo de fazer:

Deixe a ervilha/lentilha de molho por 4 ou 5 horas. Lave e escorra. Leve para cozinhar por 20 a 30 minutos na água com um pouco de sal. Se você for fazer na panela de pressão é bem mais rápido, cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e reserve. Importante dizer: para cada xícara de ervilha ou  lentilha, coloque 4 xícaras de água.

Em outra panelinha coloque os demais ingredientes com um pouquinho (1/2 xíc) de água e deixe cozinhar em fogo baixo. Quando as verduras estiverem molinhas, desligue. Coloque essa mistura na panela da lentilha ou ervilha e cozinhe por mais 3 minutos para que pegue o gostinho das verduras!

Qualquer dúvida é só perguntar.

Até a próxima receita. 😉

Isleide Braga

Sou uma MULHER de 33 anos que se sente menina às vezes. ESPOSA que ama é amada. MÃE coruja de dois príncipes. TÉCNICA EM NUTRIÇÃO que nunca exerceu essa profissão. PEDAGOGA e pós graduada em psicopedagogia que gosta muito de educação infantil. ALAGOANA que não gosta do calor. CRISTÃ apaixonada por Jesus! Sou Isleide, muito prazer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA-ME @ INSTAGRAM